sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL


A comunicação pode acontecer de duas maneiras:
VERBAL e NÃO-VERBAL


  • A VERBAL é aquela realizada através de palavras, sejam elas escritas ou faladas.
  • A NÃO-VERBAL é realizada sem uso de nenhuma palavra, sendo expressa por meio de gestos, símbolos, cores, sons, etc.
Quando falamos nessa divisão da comunicação, em um primeiro momento, imaginamos que todas as pessoas possuem uma língua materna e que com ela podem se comunicar com todos a sua volta em quaisquer situações da vida, sem nenhum empecilho nem dificuldade, isso porque é um fato para a maioria. Porém existe um pequeno grupo de pessoas que são diferentes, os chamados deficientes auditivos ou no popular "mudo".


No minidicionário de Silveira Bueno encontramos como sinônimo da palavra mudo o seguinte: MUDO, adj. e s. m. Incapaz de falar; calado; silencioso.

Infelizmente essa incapacidade de falar é confundida com incapacidade de se comunicar. E por isso um número muito grande de surdos ainda vive no silêncio formal por possuir apenas uma língua, a adquirida no convívio familiar e de pessoas próximas. Não se pode esquecer que apesar de não escutar nem falar trata-se de pessoas, de cidadãos com os mesmos deveres e direitos de lutar por conquistas pessoais, estudantis e profissionais como qualquer outro e viver isolado com limites para compreender e ser compreendido não lhes possibilitará a abertura de muitas portas. Sem contar que existe também todo um fator psíquico nessa história que será muito afetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário